Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Au Pair, o que é isso?

Eu considero uma etapa bem difícil explicar para as pessoas sobre o programa de intercâmbio que eu escolhi. Andei pesquisando sobre o assunto e o que eu encontrei foi:
Au Pair é um termo francês que, em português, significa: igual. Ou seja, uma Au Pair é introduzida em uma família com crianças, onde ela vai ser tratada como parte da família, cuidando das crianças enquanto os pais trabalham e fazendo as tarefas domésticas básicas, durante no mínimo um ano. A Au Pair recebe um salário semanal e uma bolsa de estudos. O objetivo do programa é que tanto a família anfitriã quanto a Au Pair compartilhem suas culturas, desse modo, a Au Pair deve fazer suas refeições com a família sempre que possível e participar de suas atividades habituais, como passeios e viagens.
Ouvi dizer que durante esse ano toda a Au Pair aprende a resolver seus problemas sozinha, controlar sua própria grana, planejar o futuro, fazer amigos em qualquer lugar, dar valor à familia, dar valor ao trabalho duro e, principalmente, aprende que a vida não é fácil, nem no Brasil, nem em qualquer lugar do mundo.
Isso tudo, foi o que eu li a respeito, o que eu realmente penso é que o programa Au Pair, é o modo mais barato de viajar, conhecer outra cultura e estudar no exterior. É o intercâmbio perfeito pra quem não tem muito dinheiro e adora crianças. Na verdade, acho que só adorar crianças não basta, até porque é fácil achar bonitinha, brincar de boneca um pouquinho e entregar pra mãe, difícil é aguentar birra, choro e limpar a bagunça, e a bunda também, e tudo isso em uma outra língua e uma cultura totalmente diferente da minha. Estou certa de que o ano não vai ser um conto de fadas, nem perto disso, mas o que me assusta nem é isso, o que me assusta é a falta que eu vou sentir das pessoas que estão sempre comigo, dos lugares que eu estou acostumada a ir, o que me conforta é que talvez nem dê tempo de sentir tanta falta de tudo isso, dizem que vida de Au Pair é uma correria e que o ano passa voando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário